domingo, 3 de junho de 2012

Risoto de Palmito




As vezes é bom trocar um docinho por um bom prato salgado! 
Pro almoço de domingão fiz risoto de palmito, e olha ficou uma delícia. Essa receita eu peguei na internet, e dei uma mudada :)


Ingredientes:

1/2 kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 cebola média picada
4 colheres de manteiga + 1 para o final
1 xícara de vinha branco 
1 caldo de carne
200 gramas de queijo (50g parmesão e 150g mussarela)
1 vidro de palmito picado
sal a gosto

Preparo:

Numa panela grande coloque as quatro colheres de manteiga e a cebola picada e refogue. Em uma outra panela dissolva o caldo de carne em um litro de água. 
Quando a cebola já estiver transparente, coloque o arroz e comece a fritá-lo, a partir deste momento ele requer toda a sua atenção,  mexa o tempo todo para não queimar,  ele não pode ficar dourado. Depois de uns 2 minutos diminua o fogo e acrescente o  vinho sem parar de mexer. Ele irá "chiar" e você deve continuar mexendo. Logo o álcool do vinho irá evaporar.
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente uma concha do caldo e continue mexendo. A melhor forma de mexer e não deixar o arroz queimar é ir retirando ele das laterais, e limpando o fundo da panela. Vá acrescentando o caldo na medida que ele for evaporando e vá experimentando o arroz para ver se ele está cozido, quando estiver não coloque mais caldo. Isso deve levar cerca de 15 minutos.
Adicione o palmito picado e mexa bem, só cuidado para não desmanchar o palmito, pois o bom é sentir os pedaços, abaixe o fogo, depois coloque o queijo e mexa, experimente e veja se precisa de sal, se sim adicione uma pitada e prove de novo. 
Por último adicione a 5ª colher de manteiga, gelada, no meio do arroz, mexa delicadamente pelas laterias, para que o arroz não grude e sem encostar na manteiga, para ficar mais brilhosinho.

Dica:
Faça uma boa carne para acompanhar o risoto, assim como o da foto, ficará uma delícia!


Espero que vocês gostem!
Deguste e divirta-se! 

Beijos Bia :)


Um comentário:

  1. Ah, Bia não acredito. Vc tb muda as receitas? Será q isso é de família? Bjs,Ana Margarida.

    ResponderExcluir